quarta-feira, 15 de junho de 2011

Um grande passo econômico

Continuando nossa exposição a respeito do Canal do Panamá, nessa publicação trataremos das questões econômicas que envolvem essa construção tão conhecida.
O Canal do Panamá constitui um “corte" no continente Americano, ligando os Oceanos Atlântico e Pacífico. Tal realidade possibilitou uma série de benefícios para as nações que utilizam o transporte marítimo, o que, atualmente, é uma realidade mundial. Sem esse empreendimento, os navios teriam que viajar até um dos extremos do continente e seguir para o seu destino, nesse sentido, sua construção trouxe economia de tempo, de combustível e economia no frete pago que, por exemplo, indiretamente influenciam no preço final da mercadoria.
A partir do momento de sua constituição, toda e qualquer arrecadação ou despesa do Canal não dizia respeito apenas ao país no qual se encontra, mas deveria ser dividida com os EUA, uma vez que este era o responsável pela região. As questões econômicas passaram a ser de competência exclusiva do Panamá apenas em 1999, quando o controle total do Canal também passou para o país.
Desde que passou ao controle do governo federal do Panamá, o Canal tornou-se um dos maiores propulsores da economia nacional, a ponto de, em 2007, transformar o país em um dos lideres do crescimento econômico latino-americano, com uma média de desenvolvimento igual ao dobro da regional, segundo a Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe (Cepal). Nesse período a arrecadação do Canal tornou-se 11% do Produto Interno Bruto (PIB) e uma das grandes fontes de emprego de qualificação e com boa remuneração.
Ademais, a localização do Canal do Panamá lhe atribui valor estratégico considerável logisticamente no ocidente, o montante de exportação, por exemplo, que por ali passa permite que abasteça cerca de 80 países do mundo. O aumento da importância do Canal fez com que o próprio país que o contém ganhasse maior importância e destaque frente ao mercado industrial, às empresas que o compõem e frente ao próprio sistema internacional, uma vez que se tornou indispensável dentro desse.

Referências


CANAL do Panamá. Disponível em: <http://www.ancruzeiros.pt/anccanalpanama.html>. Acesso em: 07 jun. 2011.


AUDICIAN, Sérgio. Resumo do curso Negócio no Panamá. Disponível em: <http://pt.reingex.com/Panama-Negocios-Economia.asp>. Acesso em: 07 jun. 2011.

CANAL do Panamá chega aos 8 anos como motor da economia. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/economia,canal-do-panama-chega-ao-8-anos-como-motor-da-economia,102841,0.htm>. Acesso em: 07 jun. 2011.


Integrantes: Barbara Ellynes Zucchi Nobre Silva / Bruna de Fátima Brito Ferreira / Júlia Silva Salgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário