quarta-feira, 8 de junho de 2011

Recursos minerais marinhos brasileiros

As atividades de mineração no mar podem acarretar ecossistemas marinhos, a destruição de habitats é um dos principais fatores que causam prejuízos no número de espécies em todo o mundo.

Essas atividades podem causar aumento da turbidez da água, promover a liberação de nutrientes, causando a eutrofização e também introduzir substâncias tóxicas, que ao serem incorporadas à biota, alteram o crescimento, a taxa de reprodução e a sobrevivência das espécies. A identificação dos impactos ambientais das atividades de mineração no mar é de suma importância na medida em que nos permite estabelecer a relação causal entre resposta e poluentes.

Os minerais marinhos com potencial de serem explorados no Brasil são o petróleo, a sal-gema, o potássio, o enxofre, a gipsita, o carvão mineral, a ilmenita, o rutilo, o zircão, a monazita e os sedimentos fosfatados. Além disso, nódulos metálicos e sedimentos calcários.

Atualmente o petróleo é o mineral marinho mais explorado no Brasil a sua produção em campos submarinos representou cerca de 83% da produção nacional no ano de 2000. Grande parte das reservas de petróleo de origem marinha encontra-se na Bacia de Campos, localizada na margem continental dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, correspondendo a 95% do total da produção marinha brasileira. Pela magnitude e proporção das reservas e o estado atual de exploração das mesmas, a mineração de petróleo e gás natural é a que representa maior potencial de impacto para o ambiente marinho.

A produção de petróleo e gás ao longo da costa do Brasil está confinada a poucos estados (Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo). Além das atividades de exploração que já oferecem alguns riscos, dutos e navios utilizados para o transporte e terminais petrolíferos também apresentam perigos constantes de derrame de petróleo no mar.

Referências

GOMES, Abílio S. ; PALMA, Jorge J. C. & SILVA, Cleverson G. Causas e Conseqüências do Impacto Ambiental da Exploração dos Recursos Minerais Marinhos. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbg/v18n3/a16v18n3.pdf>. Acesso em 08 jun 2011.

Subtema do grupo: Recursos naturais marinhos brasileiros
Integrantes: Érica Pungi Lippi / Luara Cardoso Ferreira / Pollyana Pereira Abdalla

Nenhum comentário:

Postar um comentário