quarta-feira, 18 de maio de 2011

Jogo de dois níveis

            A partir do texto “Diplomacia e política doméstica: a lógica dos jogos de dois níveis” de Robert D. Putnam, foi obtida uma visão diferente de muitas teorias, colocando em pauta a influência tanto dos fatores internos quanto dos externos de um país. Demonstra o vínculo entre política interna e política externa, de que forma uma influencia a outra.
            Os tabuleiros são constituídos, no doméstico, pelos parlamentares, agências internas, grupos de interesse, e até mesmo porta-vozes do próprio estadista, no tabuleiro externo estão todos os outros países que tem alguma relação/interesse com o país em questão. Há necessidade de encontrar jogadas que sejam benéficas a ambos, "busca construir um pacote que seja aceito tanto pelo outro lado como por sua própria burocracia" (p.6, 2010). Quando os interesses internos são heterogêneos facilita a negociação, pois a relutância não é tão concentrada.
            Deve também ser levado em consideração que há muitos tabuleiros, além do jogo de dois níveis de um país, ele também é influenciado por mudança nos tabuleiros de outros Estados, que podem ou não facilitar a congruência de sua jogada.
            Os jogos de dois níveis trazem um dilema, as atitudes dos estadistas que devem atender as questões internas sem afetar as externas e vice-versa. Robert D. Putnam diz ser necessário mais provas empíricas, principalmente quanto às disputas desses jogos. Entretanto demonstra que é a mais atende a relação de conciliação de interesses que existe entre e nos países nos tempos atuais.

Referências

PUTNAM, Robert D. Diplomacia e política doméstica: a lógica dos jogos de dois níveis. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2010, vol.18

Subtema do grupo: “Como a descoberta do pré-sal influencia na política externa brasileira”
Integrantes: Carolina Ichikawa/ Fernanda Geiger/ Giovanna Luchetta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário