quarta-feira, 15 de junho de 2011

A importância feminina na pescaria

Neste artigo queremos expor a vocês a importância da mulher na pesca brasileira. Muitas pessoas acreditam que a pesca é uma atividade masculina e que as mulheres pouca importância possuem neste ramo da economia brasileira. No entanto, diferente do que muitos imaginam não cabe a mulher somente o papel de limpar ou fritar o peixe, como veremos a seguir o numero de mulheres no ramo da pescaria aumenta cada vez mais, e atualmente elas constituem a base de atividades que vão desde o trabalho de subsistência para a família até produções em grande escala voltadas ao comércio.
      Segundo o site fazendo o gênero ligado a Universidade Federal de Santa Catarina, as mulheres por muito tempo não faziam parte das embarcações de pesca, pois eram símbolos de má sorte e fragilidade na pescaria. Contudo, ainda segundo o artigo retirado deste site, este estereótipo criado sobre a figura feminina se desfaz a cada dia, uma vez que, que a participação das mulheres no ramo da pescaria cresce cada vez mais, e não somente em atividades especificas, mas em todos os ramos.
      Outro artigo relacionado ao tema se encontra na revista Globo Rural, sob o titulo A Arte que Vem do Mar. Neste texto, vemos um pouco da pesca artesanal relacionada às mulheres. Fernanda Araújo diz do negócio da família que se iniciou a partir da lingüiça de peixe que sua mãe, dona Jacira de Penha Pires, fazia para seus filhos no almoço e no jantar. O que era algo voltado à família tornou-se um negócio e hoje esta família que se encontra na cidade de São João da Barra no Rio de Janeiro, produz não somente lingüiças de peixe para o comércio, mas também hambúrgueres, nuggets e empanados, todos produzidos a partir da carne do peixe.
      Como podemos ver a criação de estereótipos no mundo atual vem caindo em todas as áreas, e a pesca é mais uma delas. Hoje o papel da mulher é essencial para o crescimento desta atividade, números que podemos comprovar lendo o artigo Fazendo Gênero citado acima. No geral, demonstramos interesse no papel da mulher na pescaria, pois é de extrema importância ficarmos atentos também ao papel da mulher não só na constituição de famílias mas também no mercado mundial e conseqüentemente nas relações internacionais. 

Referencias

Borgonha, Mirtes Cristiane e Borgonha, Maira. Mulher-pescadora e mulher de pescador: A presença da mulher na pesca artesanal na ilha de São Francisco do Sul, Santa Catarina. Disponível em: http://www.fazendogenero.ufsc.br/8/sts/ST64/Borgonha-Borgonha_64.pdf>. Acesso em: 8. Jun.2011.


Integrantes: Germano Martiniano / Felipe Torres / Gabriel Fabri Bella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário