quarta-feira, 15 de junho de 2011

Recursos energéticos de Angola e África do sul no Atlântico Sul


O Atlântico Sul é uma área rica em recursos naturais com bacias petrolíferas que podem ser encontradas em ambas as costas do oceano. Um dos objetivos da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS) é justamente preservar e proteger tais recursos. Segundo o periódico Angola Press, desde 2007, a Marinha de Guerra Angolana manifesta o desejo de “equipar-se com navios de maior autonomia e meios de observação radiotécnica capazes de controlar e seguir qualquer objetivo no mar”
Em 2007, Angola tornou-se membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEB) e em 2009 assumiu a presidência da organização. Segundo a OPEB, as reservas petrolíferas provadas de Angola situam-se em 9,5 mil milhões de barris. De acordo com Energy Information Administration (EIA) as reservas comprovadas de gás natural são de 9,6 TCF (Trillion Cubic Feet), ou seja, a segunda maior da África sub-saariana.²
Quanto à África do Sul, esta se sustenta em cinco frentes de recursos energéticos: petróleo, gás natural, carvão, energia nuclear e energias renováveis. Entretanto o carvão é o recurso dominante tanto em sua exploração quanto em sua utilização. O governo estabeleceu algumas políticas juntamente com seu Departamento de Energia com o intuito de garantir uma estratégia de segurança das fontes energéticas. Podemos destacar entre elas: a implementação de um modelo que assegurasse a coordenação e integração da política energética; melhorar a eficiência operacional de suas instalações e promover esta melhoria a outras iniciativas do próprio departamento.³
Para essa efetividade da segurança de seus recursos energéticos, ainda possui o apoio da Marinha sul-africana que visa à cobertura das águas de sua Zona Econômica Exclusiva (EEZ) quanto a sua prospecção, exploração e proteção dos recursos marítimos.4

Referências


¹CORRÊA, Fernanda. Atlântico Sul, Petróleo e Submarinos Brasileiros - Estratégias Navais e Coalizões Políticas. In: Revista Eletrônica Estratégia Brasileira de Defesa. Disponível em: <http://www.reebd.org/2011/03/atlantico-sul-petroleo-e-submarinos.html>. Acesso em: 07 jun. 2011.

²MAPA dos Blocos de Petróleo Angolanos. In: Negócios e oportunidades em Angola. Disponível em: <http://negociosangola.blogspot.com/2011/05/mapa-dos-blocos-de-petroleo-angolanos.html>. Acesso em: 07 jun. 2011.

³ENERGY and Environment. In: South African Government Information. Disponível em: <http://www.info.gov.za/aboutsa/energy.htm#Energyandenvironment>. Acesso em: 07 jun. 2011.

4THE Importance of the Sea. In: SA Navy – Departament Defence: Republic of South Africa. Disponível em: <http://www.navy.mil.za/aboutus/role/index.htm#01>. Acesso em: 07 jun. 2011.

Subtema: "Analisar a integração e cooperação entre Brasil, Argentina, Angola e África do Sul do ponto de vista estratégico e diplomático."
Integrantes: Giovanna Ayres Arantes de Paiva/Isabela de Oliveira Kaluf/Luciana Winther Pagani/Mayara Sousa Teoro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário