quarta-feira, 1 de junho de 2011

Segundo notícia veiculada pela BBC Britânica, Rússia quer provar até 2013 que 1 milhão de km² do Ártico lhe pertence

Neste texto, é salientado que um representante do governo da Rússia disse nesta quarta-feira que o país pretende comprovar, até 2013, que uma área de mais de um milhão de quilômetros quadrados no Ártico faz parte de seu território, em meio a uma corrida com outros países pelo controle dos recursos minerais na região.
São enfáticos quando abordam a declaração do conselheiro do presidente Dmitry Medvedev para as mudanças climáticas, Alexander Bedritsky, feita durante uma reunião internacional em Moscou para discutir a divisão do território do Ártico e a cooperação entre Rússia, Noruega, Canadá, Dinamarca e Estados Unidos.
Fazem referência à estimativa de que a região do Polo Norte guarde cerca de 25% das reservas mundiais de petróleo e gás natural, e esses países, que têm territórios próximos ao Ártico, ainda não alcançaram um consenso sobre como dividir a área.
Bedritsky disse que seu país pretende apresentar à ONU dados adicionais entre 2012 e 2013 para comprovar que o país tem direito ao território que reivindica, como destacado no artigo da BBC.
"Defenderemos nossos interesses no Ártico com todos os instrumentos fornecidos pelos acordos internacionais, e não acredito que veremos um confronto, apesar de alguns países afirmarem que existe a necessidade de reafirmar os seus potenciais", disse Bedritsky.
             Segundo o relato da BBC, de acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, o país precisa comprovar que a região submersa é uma extensão do território russo para ter direito de exploração sobre ela.
A Rússia fincou sua bandeira sob o Pólo Norte há três anos
A reportagem finaliza o texto com uma retrospectiva, dizendo que há três anos, uma expedição russa colocou uma bandeira de titânio no solo oceânico sob o Polo Norte como gesto simbólico da reivindicação do país.
Os depósitos sob o Oceano Ártico estão se tornando mais acessíveis por causa de uma diminuição dramática da capa de gelo polar a cada ano. Cientistas acreditam que o Ártico pode degelar completamente durante o verão daqui a pelo menos 20 anos.
 



Referências

RÚSSIA quer provar até 2013 que 1 milhão de km² do Ártico lhe pertence. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/09/100922_russia_artico_cc.shtml>.
Acesso em: 4 Maio 2011

Subtema do grupo: Relações diplomáticas, disputas no mar. A plataforma continental
Integrantes: Ana Beatriz Fernandes Reis/Carolina Villas Boas Muniz/Nicole Alava

Nenhum comentário:

Postar um comentário