O transporte marítimo se caracteriza como um dos meios mais importantes para a
logística nacional. Apesar disto, o país não explora toda a sua capacidade neste setor. Nossa
infraestrutura é deficiente nessa área, mas ainda assim transportamos uma grande quantidade
de produtos por esse meio de transporte, esta quantidade seria muito maior se fosse investido
mais neste setor.
Nosso potencial para transporte aquaviário é extremamente subutilizado. Em um país
com uma rede hidroviária enorme e 9.198 km de litoral conta com apenas dezesseis portos
de capacidade e duas hidrovias. Se necessitária de um grande investimento para atualizar e
expandir nosso transporte aquático, mas este seria entre outras formas recompensado pelo
numero de empregos criados, nas mais diferentes áreas referente a esse tipo de transporte,
como, por exemplo, nos estaleiros, nos portos entre outros.
O transporte aquaviário pode ser considerado um importante fator estratégico, uma
vez que possibilita uma maior integração, não apenas nacional, mas também com os outros
países do Mercosul, contribuindo para a consolidação deste. Além de ser responsável por
todas as nossas exportações a outros continentes.
Os portos brasileiros possuem baixa infraestrutura para suportar a demanda das trocas
comerciais se comparado com outros sistemas portuários estrangeiros. O custo de embarque
é muito caro e ainda há muita burocracia. Para resolver este impasse, é necessário a aplicação
de maiores investimentos.
É perceptível a influência de ações governamentais nos investimentos, porém ainda
não é suficiente se constatar o grande crescimento do desenvolvimento nacional com as
deficiências dos meios de escoamento de produtos. Este quadro pode ser alterado se o país
utilizar mais meios de exportação de produtos com menores gastos e de forma mais rápida
para diminuir os preços.
O sistema portuário brasileiro também necessita de melhoria nos setores de estratégia
e segurança, sendo necessário a Marinha de Guerra quando ocorrer algum imprevisto. Na
questão da logística, há uma grande diversidade de atuação no setor de transportes brasileiros
considerando o pouco desenvolvimento desta no país.
Este sistema possui grandes capacidades e é primordial para as trocas de produtos
entre países, porém não é utilizado em toda a sua capacidade no Brasil devido ao grande uso
de escoamento através de rodovias. Isto, além de trazer prejuízos para a economia nacional
também prejudica as estradas.
logística nacional. Apesar disto, o país não explora toda a sua capacidade neste setor. Nossa
infraestrutura é deficiente nessa área, mas ainda assim transportamos uma grande quantidade
de produtos por esse meio de transporte, esta quantidade seria muito maior se fosse investido
mais neste setor.
Nosso potencial para transporte aquaviário é extremamente subutilizado. Em um país
com uma rede hidroviária enorme e 9.198 km de litoral conta com apenas dezesseis portos
de capacidade e duas hidrovias. Se necessitária de um grande investimento para atualizar e
expandir nosso transporte aquático, mas este seria entre outras formas recompensado pelo
numero de empregos criados, nas mais diferentes áreas referente a esse tipo de transporte,
como, por exemplo, nos estaleiros, nos portos entre outros.
O transporte aquaviário pode ser considerado um importante fator estratégico, uma
vez que possibilita uma maior integração, não apenas nacional, mas também com os outros
países do Mercosul, contribuindo para a consolidação deste. Além de ser responsável por
todas as nossas exportações a outros continentes.
Os portos brasileiros possuem baixa infraestrutura para suportar a demanda das trocas
comerciais se comparado com outros sistemas portuários estrangeiros. O custo de embarque
é muito caro e ainda há muita burocracia. Para resolver este impasse, é necessário a aplicação
de maiores investimentos.
É perceptível a influência de ações governamentais nos investimentos, porém ainda
não é suficiente se constatar o grande crescimento do desenvolvimento nacional com as
deficiências dos meios de escoamento de produtos. Este quadro pode ser alterado se o país
utilizar mais meios de exportação de produtos com menores gastos e de forma mais rápida
para diminuir os preços.
O sistema portuário brasileiro também necessita de melhoria nos setores de estratégia
e segurança, sendo necessário a Marinha de Guerra quando ocorrer algum imprevisto. Na
questão da logística, há uma grande diversidade de atuação no setor de transportes brasileiros
considerando o pouco desenvolvimento desta no país.
Este sistema possui grandes capacidades e é primordial para as trocas de produtos
entre países, porém não é utilizado em toda a sua capacidade no Brasil devido ao grande uso
de escoamento através de rodovias. Isto, além de trazer prejuízos para a economia nacional
também prejudica as estradas.
Subtema do grupo: Condições infraestruturais dos principais portos brasileiros e sua influência
para a exportação marítima
Integrantes: Danielle Aline Alencar Hernandes/ Ivelise Yakabu Yamashita/ Lucca Viersa Barros
Silva
Referência
CECATTO, Cristiano. A importância do transporte marítimo no Brasil. Disponível em:
http://www.ecivilnet.com/artigos/transporte_maritimo_importancia.htm Acesso em: 13 jun
2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário