quarta-feira, 15 de junho de 2011

Desafio portuário brasileiro


Dentro das relações comerciais internacionais, o setor marítimo possui grande importância tanto para questões de caráter interno, quanto externo. Possuir um setor naval estruturado garante não só vantagens comerciais como também favorece as questões estratégicas e de segurança frente ao cenário internacional.
O Brasil possui um imenso território marítimo, no qual se encontra uma grande variedade de recursos. Porém não há efetividade das políticas públicas de modo a favorecer o desenvolvimento desse ramo do comércio exterior brasileiro.
Nosso país possui mais de 9 mil quilômetros de litoral, entretanto essa faixa não tem uma estrutura portuária adequada que dê suporte a um possível aumento de suas relações comerciais e que, então, possibilite um novo leque de vantagens aduaneiras, o que pode vir a estreitar laços econômicos brasileiros com muitos outros países que se interessam por produtos de origem não só brasileira, como sul-americana em geral (tendo em vista que alguns países que fazem fronteira com o Brasil, não possuem litoral e utilizam-se das bacias hidrográficas para chegar ao oceano Atlântico).
Os investimentos aplicados no desenvolvimento de novos portos irão gerar, em longo prazo, uma série de benefícios que por sua vez darão ao Brasil uma maior visibilidade dentro desse cenário internacional, sendo assim, esse poderá assumir um novo patamar no que tange as relações de troca entre as nações.

Referência

CECATTO, Cristiano. A importância do transporte marítimo no Brasil. Disponivel em: <http://www.ecivilnet.com/artigos/transporte_maritimo_importancia.htm>. Acesso em: 14/06/2011.     

Subtema do grupo: A Projeção Atlântica para a Política Externa Brasileira

Integrantes: Dhyego Papp / Gracco Lopes / Ivan Lucas / Henrique Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário