quarta-feira, 25 de maio de 2011

RESENHA: MOURA, Danila. Dúvida Cruel: Qual a diferença entre piratas, corsários e bucaneiros?

Todos nós temos uma imagem romanticamente conturbada acerca da Pirataria. Será que os piratas reais que atuam tanto hoje quanto antigamente são como imaginamos?
Para começar sempre existiu a dúvida entre piratas, bucaneiros e corsário, e a resposta é simples: todos são piratas, apenas tem nomes diferentes por épocas que atuaram ou de seu país de origem. Os bucaneiros eram piratas franceses, que atuaram no Haiti, apossaram-se da ilha, e logo foi atraindo todo tipo de gente pra lá, pois os piratas faziam as regras. Ficaram lá até 1620, quando a Espanha resolveu por ordem, pois lá era já uma “terra de ninguém”. Esses piratas então escolheram a Ilha de Tortuga como seu destino, e lá praticavam a pirataria, principalmente contra navegações Já os corsários, são piratas de países que não tinham colônias ou que estas não traziam grandes lucros, como a Inglaterra, que financiava os piratas à atacar navegações de países que tinham grandes colônias. Eles carregavam consigo a “Carta do Corso”, que dava aval, pela Coroa Inglesa atacar qualquer navio, assim essa atividade tornava-se legal.
Ou seja, através dessa retrospectiva e destes dados já se foi grande parte daquele romantismo por nós fantasiado. Cabe agora trazer em questão os filhos dessa pirataria (os piratas atuais) que carregam consigo este legado que não só é presente nos dias de hoje como também é.
Confiram em nossas próximas postagens, e a seguir um vídeo feito por jovens que mostra essa imagem  romantizada que temos da pirataria:


Referências

MOURA, Danila. Qual a diferença entre piratas, corsários e bucaneiros?, Disponível em: <http://historia.abril.com.br/cultura/qual-diferenca-piratas-corsarios-bucaneiros-434728.shtml>.

PIRATAS raptam Raquel para disputar o seu amor.... Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=PHf6prz1YXM>. Acesso em: 14 mai. 2011.

Subtema do Grupo: "Pirataria Maritima e o Combate ao Terrorismo"
Integrantes: Lucas Saifi/Natália Villa Finco/Norberto J. P. Filho/Rafael Gomes Campanella de

Nenhum comentário:

Postar um comentário