quarta-feira, 25 de maio de 2011




Brasil e África do Sul: Perspectivas e análises sobre a balança comercial entre os dois países e seus impactos na integração regional

O nosso tema tem por objetivo analisar as Relações entre o Brasil e a África do Sul: Dois países emergentes, duas democracias multiétnicas e multiculturais, que estão determinados a redefinir seu lugar na comunidade de nações, a unir voz em temas globais e a contribuir para a construção de uma nova arquitetura internacional.
Embora sejam países com histórias bem diferentes, há muito mais em comum entre Brasil e África do Sul do que se imagina. Questões culturais, econômicas, políticas e sociais aproximam dois países que são separados geograficamente pelo Oceano Atlântico.
O tema foi escolhido, além da identificação dos membros do grupo, pela idéia de que estudar o possível potencial de dois países que exercem forte liderança em suas regiões seja imprescindível, trabalhando em cima de dados reais, análises sobre as exportações e importações de cada país e de aspectos sociais existentes em ambos.
O vídeo a seguir exemplifica o crescente comércio entre os países:

Referências

PRÁTICAS Sul-sul em gestão de escolas de Governo, Desenvolvimento de Dirigentes
e prestação de serviços ao cidadão. Disponível em: <http://www2.enap.gov.br/ibas/
index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=27> Acesso em: 27 abr.
2011

ALTEMANI, Henrique e LESSA, Antônio C.. Relações Internacionais do Brasil:
Temas e Agendas. Volume 1, Editora Saraiva.
  
Indústria Brasileira na Copa 2010 - Exportação. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ZI5cg39fp_k. Acesso em: 25 maio 2011

Subtema do grupo: "Atlântico Sul - Impactos para a Integração Regional"
Integrantes: Geraldo Aleandro / Guilherme Ferreira / Tiago Menegatti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário