sábado, 21 de maio de 2011

Portos: Um desafio

Com o crescimento das exportações brasileiras ressurgem os velhos desafios a serem superados. Um dos mais importantes é o dos portos.
Os portos brasileiros encontram-se abarrotados de mercadorias, a espera para embarque é maior que na maioria dos países. Em estudo realizado pela LCA Consultures o Brasil, tomando como base os 20 países mais participativos da economia mundial, ficou na 17ª posição em relação à infraestrutura portuária.
Precisamos rapidamente de uma melhora estrutural, tenda em vista tanto o crescimento das exportações brasileiras, como o aumento no mercado interno de cruzeiros, o que também contribui para os portos “abarrotados”.
O país necessita não apenas de medidas relativas à melhoria dos portos, mas também de medidas relacionadas a como chegar aos portos, uma vez que estas também se apresentam deficitárias. Corre-se o risco de aumentar os portos, e as mercadorias não chegarem devido a problemas nas vias de acesso a estes.
Atualmente está sendo implantado pela SEP (Secretária Especial de Portos) um projeto feito com base no porto de Cingapura, que visa reduzir em até 60% o tempo de espera de embarque das mercadorias.


Referências

BRITO, Pedro. Infraestrutura portuária: atrás do tempo perdido. Disponível em: <http://www.webtranspo.com.br/artigos-e-entrevistas/15979-artigo-infraestrutura-portuaria-atras-do-tempo-perdido>. Acesso em: 14 maio 2011.

Revista Veja. Infraestrutura do Brasil é reprovada em estudo. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/economia/infraestrutura-do-brasil-e-reprovada-em-estudo>. Acesso em: 14 maio 2011.

PORTOS brasileiros movimentam mais de 800 milhões de toneladas em cargas em 2010. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=b_HQ0wcWIQs>. Acesso em: 14 maio 2011.

Subtema do grupo: Portos brasileiros
Integrantes: Danielle Aline Alencar Hernandes/ Ivelise Yakabu Yamashita/ Lucca Viersa Barros Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário