domingo, 22 de maio de 2011

O Transporte Marítimo e a sua Relação com o Comércio

A importância do transporte marítimo se traduz em diversas áreas nas Relações Internacionais, mas o comércio é um campo em que esse elemento é fundamental. Sobre esse assunto são assinados freqüentes acordos internacionais, sejam eles bi ou multilaterais.
O Brasil apresenta um representativo número de tratados marítimos, que diferem significativamente uns dos outros, tanto no que concerne ao período em que foram assinados, quanto aos países envolvidos e suas peculiaridades.
A exemplo disso está o episódio do ano passado, em que a União Européia propôs novas diretrizes para um acordo de livre comércio com o Mercosul. Os interesses nessa negociação são variados, mas Guilherme Barros destaca as áreas de transporte marítimo, serviços financeiros, indústria e telecomunicações.
Segundo o autor, o tráfego entre os países do Mercosul foi apontado como uma condição para que haja o acordo. Foram mencionados também questões como serviços de postagens e correios.

Subtema do grupo: “Relações bilaterais referentes ao transporte marítimo brasileiro.”
Integrantes: Mariana Salvadori, Natália do Prado e Vinícius Pulitano.

Referências

BARROS, Guilherme. Brasil recebe proposta da União Européia para acordo com o Mercosul. Disponível em: < http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/2010/05/07/brasil-recebe-proposta-da-uniao-europeia-para-acordo-com-o-mercosul/?allcomments> Acesso em: 28 abr. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário