sábado, 21 de maio de 2011

Cinema em Meio a Guerra Civil

            O tema central do nosso grupo é a migração entre países lusófonos durante os períodos de guerra civil. Mesmo em meio a atrocidades de seus conflitos internos, países como Angola e Moçambique não deixaram a produção cultural de lado. Pelo contrário, utilizaram dos meios de comunicação para se expressar e denunciar as dificuldades as quais a guerra os impunha.
            O artigo logo abaixo, trata mais especificamente da produção cinematográfica na Angola e em Moçambique. Nele, o angolano José de Matos Cruz fala sobre a falta de apoio do cinema português às produções africanas e da alternativa que angolanos e moçambicanos recorreram para produzirem documentários e filmes de ficção. Além disso, no artigo são citadas as principais produções de origem africana, que possuem algum tipo de relação com a guerra,  realizadas à partir de meados dos anos 60 (época do início das guerras civis), juntamente com um breve resumo da cada uma. Vale a pena descobrir um pouco mais sobre a cultura deste continente tão pouco explorado.

Artigo: http://www.guerracolonial.org/index.php?content=193

Referências

CRUZ, José de Matos. Longe da guerra - Cinema. Disponível em: <http://www.guerracolonial.org/index.php?content=193>. Acesso em: 14 maio 2011.

Subtema do grupo: “Cruzando o Atlântico: as migrações entre comunidades lusófonas nos períodos de guerra civil.”
Integrantes: Caio Costa de Sousa / Jéssica Laine Santos de Paula Jacovetto / Laís Siqueira Ribeiro Cavalcante / Laura Soares Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário