sábado, 21 de maio de 2011

Tsunami e crise nuclear

 Foto: Bernd Wuestneck/EFE (retirada da reportagem “Ativistas protestam contra o centro de tratamento nuclear de Lubmin, na Alemanha”).



Em março de 2011, um terremoto de nove graus na escala Richter, seguido de um tsunami de proporções gigantescas, causou espanto e destruição no Japão. O tsunami afetou o funcionamento da usina nuclear de Fukushima, provocando uma crise nuclear generalizada no país. Tal incidente, fez com que o debate em torno do risco da energia nuclear fosse reacendido, o que se deu principalmente através de protestos contrários a esse tipo de energiaem todo o globo.
Na Alemanha, a chanceler Angela Merkel,pressionada por manifestações, paralisou o funcionamento de sete usinas nucleares. Aconteceram protestos também na Inglaterra, na França, na Turquia, na África do Sul e no Chile. Além destes, Rússia, Índia, Espanha e Brasil estão investigando as condições de segurança de suas instalações e a China interrompeu a aprovação de novos projetos.
Por outro lado, a energia nuclear é defendida por muitos, como o cientista James Lovelock ou o fundador afastado do Greenpeace, Patrick Moore. Esses pesquisadores a consideram uma energia limpa, uma vez que esta não emite gases geradores do efeito estufa. Ademais, a energia nuclear pode ser considerada como estratégica para alguns Estados, que visam à ampliação de seu poder no sistema internacional.  Contudo, tais orientações perdem parte de sua aceitação e passam a ser questionadas quando um incidente de tal porte como o que ocorreu no Japão mostra que o risco do uso de tal fonte de energia é alto, podendo esta contaminar a natureza e aniquilar populações.

  

Referências

ATIVISTAS protestam contra o centro de tratamento nuclear de Lubmin, na Alemanha. Disponível em: <http://fotos.estadao.com.br/internacional-ativistas-protestam-contra-o-centro-de-tratamento-nuclear-de-lubmin-na-alemanha,galeria,,127331,,8,,0.htm> Acesso em: 2 maio 2011.

FADEL, Bianca. Energia nuclear em questão. Disponível em <http://www.paginainternacional.com.br/2011/03/energia-nuclear-em-questao.html>. Acesso em: 2 maio 2011.

LEAL, Fred. Será o fim da energia atômica? ISTOÉ, São Paulo. Ed. 2158 p. 74-77, 23 mar 2011.

Subtema do grupo: “Tsunamis e suas consequências para o sistema internacional”
Integrantes: Camila Carica / Lívia Milani / Mayara Mori / Thassia Bollis

Nenhum comentário:

Postar um comentário