Ao contrário do que muitos pensam, ao comparar os tsunamis recentes, o fenômeno não é exclusivamente asiático: já ocorreu na Europa e há a possibilidade de acontecer novamente a qualquer momento, segundo especialistas. A onda gigante tem histórico avassalador por onde quer que tenha passado, e há relatos de inúmeras mortes causadas por este desastre natural.
Apesar de ainda não haver um sistema de alerta eficiente e preventivo, os japoneses, nesta última catástrofe, foram avisados, ainda que “em cima da hora”, e assim se conseguiu que as vítimas desta fossem apenas um décimo das da Indonésia, em 2004.
Os tsunamis são fenômenos que devem ser cada vez mais estudados e se devem encontrar maneiras mais eficientes de alerta prévio, a fim de evitar milhares de mortes. Enquanto isso, as tropas de resgate das áreas de maiores chances de abalos sísmicos poderiam receber treinamentos mais eficazes, tal como a policia japonesa se mostrou diante do tsunami em seu território, salvando milhares de vidas.
Referências
MÉNDEZ, Rafael. Tsunamis na Espanha? Sim. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/elpais/2011/04/13/tsunamis-na-espanha-sim.jhtm.>.
Acesso em 18 abr. 2011.
Integrantes: Beatriz Staffen / Lucas Mazzoco / Mariana Soares / Matheus Patelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário