quarta-feira, 4 de maio de 2011

Resenha
TOMMASI, Luiz Roberto. Os riscos e desafios dos esgotos. Especial Scientific American Brasil, São Paulo, n. 4, p. 56-61, 2009.


A contaminação das águas litorâneas é uma das principais causas de preocupação em relação à saúde pública, à gestão e à fiscalização das zonas costeiras como enfatiza Tommasi. Devido aos diversos prejuízos ecológicos gerados por essa poluição, surge a necessidade de uma solução definitiva por meio de um eficiente saneamento básico associado a um sistema de limpeza e drenagem urbana e adequação final dos resíduos sólidos.
Embora exista um grau considerável de conscientização no que diz respeito à poluição das áreas costeiras, essas ainda sofrem com as descargas diretas de poluentes, como por exemplo, a desembocadura de rios contaminados nas praias e o lançamento de detritos industriais.Conforme Luiz Roberto Tommasi, tais descargas ocasionam diversos problemas ambientais, entre eles o fenômeno da “maré vermelha”, causado pela eutrofização, o que torna os frutos do mar impróprios para o consumo humano.
Procurando reverter este quadro de contaminação e a fim de manter os níveis de qualidade regulamentados pela legislação ambiental no litoral, são utilizados os emissários submarinos, que são equipamentos responsáveis por descarregar esgotos municipais e industriais a uma distância apropriada das praias, além de auxiliarem no tratamento de dejetos através de técnicas de gradeamento, peneiramento e cloração. 
            De acordo com o pesquisador, para que se alcance uma sustentabilidade ambiental nas áreas costeiras, é necessária uma combinação de diversos fatores: uma integração da sociedade com o poder público, nos debates dos problemas e na formulação de políticas públicas; ações efetivas contra a especulação imobiliária, a exploração indiscriminada de recursos naturais e a poluição marinha; e uma maior conscientização dos danos causados pela destruição do ecossistema marinho.


Tema: Poluição e administração das áreas litorâneas
Integrantes: Mayra do Prado, Beatriz Miyashiro, Juliete da Silva, Isabella Petinari

Nenhum comentário:

Postar um comentário