sábado, 21 de maio de 2011

Fazendas marinhas: uma solução a escassez

            Com a crescente pesca predatória nos últimos anos, as fazendas marinhas ganham cada vez mais espaço como uma alternativa para escassez de frutos do mar. Essa prática de aqüicultura consiste na criação de peixes e frutos em cativeiro e já está presente em inúmeras regiões do Brasil, como no estado do Rio de Janeiro e no litoral catarinense. Se por um lado aparecem como solução de problemas a pesca abusiva de frutos do mar, por outro essas fazendas são acusadas de causar impacto ambiental no local em que são instaladas. Entretanto, existem ações simples para que esses impactos possam ser evitados, um exemplo é a iniciativa da Unisul, a Universidade do Sul do Estado, que tem um projeto na região de Florianópolis no qual restos de ostras e mexilhões são transformados em blocos ecológicos para utilização na construção civil, restos que antes eram jogados no lixo o no próprio mar. Logo abaixo, assista a um vídeo de mais um exemplo de iniciativa sustentável, a fazenda marinha Freguesia que é a primeira a receber um selo de qualidade de seus produtos sendo um exemplo para as demais.


Referências


ORSOLINI, Mario. Multiplicação dos peixes. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_265332.shtml. Acesso em: 16 maio 2011.

THEDIM, Fernanda. A multiplicação da espécie. Disponível em: < http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_270835.shtml>. Acesso em: 16 maio 2011.

ANJOS, Rafael dos. Projeto transforma resíduos de ostras em blocos de construção. Disponível em: http://www.brasildiario.com/noticias/sustentabilidade/projeto+transforma+residuos+de+ostras+em+blocos+de+construcao/0151,0016151,index.html.>. Acesso em: 16 maio 2011.


FAZENDA Marinha. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=xOo9b_DSesU. Acesso em: 16 maio 2011

Subtema do grupo: “Maneiras de se desenvolver a exploração sustentável na indústria de frutos do mar.”
Integrantes: Janna Julian Feiten/Laís Médola/Melissa Takeda

Um comentário:

  1. Uma das formas racionais de produção e comercialização dos frutos do mar-FAZENDAS MARINHAS.

    ResponderExcluir