quarta-feira, 18 de maio de 2011

Migração portuguesa no Brasil

            Nada melhor que a visão geral desse assunto para compreender outro mais específico, que é a influência da mídia na migração entre esses dois países.
            O aspecto cultural teve muita importância para brasileiros e portugueses a partir de 1945. A retomada da emigração portuguesa rumo ao Brasil só foi possível quando o regime político dos dois países se tornou convergente, principalmente depois de 1980. Antes disso, Portugal passava pela ditadura salazarista e as lutas pela independência das colônias africanas, enquanto que no Brasil predominava a ditadura militar (Lobo, 2001).
            Em geral, no pós-Segunda Guerra as relações culturais foram muito fortes, portanto pessoas como Jorge de Sena, Adolfo Casis Monteiro e José Saramago – com suas expedições ao Brasil – têm seu grande valor. O intercâmbio na área de tecnologia também foi muito importante, principalmente com o LENNEC, o laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa (Lobo, 2001). Dados atuais mostram que em Brasília, no Pólo de São Paulo e nos Consulados de Carreira, Brasil e Portugal têm um local rico onde o público pode desfrutar da cultura luso-brasileira.

Referências

LOBO, Eulália Maria Lahmeyer. Migração portuguesa no Brasil. São Paulo: Ed. Hucitec, 2001. v. 23. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102- 01882003000100014&script=sci_arttext. Acesso em: 19 abr 2011.

Integrantes: Cássio Akahoshi / Lucas Caldeira / Murilo Salomé / Paulo Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário