quarta-feira, 25 de maio de 2011

Alternativas

            O texto abaixo, retirado da página brasileira da emissora inglesa BBC, sintetiza o que se entende por ponto central do projeto.
            As Maldivas são só um exemplo dos inúmeros a serem abordados durante o trabalho. Perdendo território a cada ano que passa, o presidente do arquipélago busca soluções alternativas para um problema quase imparável.
Segue o texto:

Aumento do nível do mar leva Maldivas a procurar território

            O presidente eleito da República das Maldivas, Mohamed Nasheed, anunciou planos para comprar um novo território para o seu povo.
            Ele está tão preocupado com o aumento do nível do mar causado pelo aquecimento global que acredita que os habitantes das ilhas que formam o país podem acabar tendo que se estabelecer em outros países.
            Nasheed procura um lugar próximo, com cultura, culinária e clima semelhantes - possivelmente na Índia ou Sri Lanka. Mas a Austrália também está sendo levada em conta por causa das dimensões de territórios não-ocupados. Ele teme que, se não tomar medidas prevendo o futuro, os descendentes dos 300 mil habitantes das ilhas Maldivas podem se tornar refugiados ambientais. "Nós não queremos deixar as Maldivas, mas nós não queremos ser refugiados vivendo em tendas por décadas", concluiu Nasheed.

Referencias

NORRIS, R. BBC news. Aumento do nível do mar leva Maldivas a procurar território.
Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/11/081110_maldivasoceano.shtml>. Acesso em: 17 maio. 2011.

Subtema do Grupo: Refugiados ambientais
Integrantes: Willian Ossamu Mafoei / Fernanda Silva Rizzetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário