quarta-feira, 25 de maio de 2011

E se os piratas tivessem colonizado as novas terras?

Motivados pela busca de uma vida fácil, de enriquecimento rápido, os piratas, muitas vezes miseráveis, acabaram encontrando novas terras sem serem estas o objetivo inicial. Com o intuito original de apenas saquear e destruir embarcações, os piratas ganharam uma importância imprescindível quanto à deslocação do contingente populacional da Europa para estas novas terras.
Para retratar tal fato, no litoral brasileiro, os piratas ganham importância quanto a descobertas de ilhas e entrepostos, mas sem se interessarem muito. Mais tarde, acabaram saqueando a escoação do pau-brasil, chegando a prejudicar o escambo entre portugueses e índios.
Já do outro lado do mundo, tem-se a descoberta das terras australianas: o primeiro inglês que avistou o grande continente australiano, foi um pirata chamado Willian Dampier, que quase afundou o barco nos arrecifes da costa oeste da Austrália (Oceano Índico). Chegou, olhou para terra, e só viu deserto. Na falta de metais preciosos, somente desembarcou na busca de comida.

Referências

LOURIVAL, Rogério. Uma Breve História da Austrália. Disponível em: <http://www.portaloceania.com/au-life-history-port.htm>. Acesso em: 23 maio. 2011.

Subtema do grupo: “Pirataria marítima e combate ao terrorismo”
Integrantes: Amanda Gomes Torres Noronha/ Laura M. Donadelli/ Vitor Horia Hanaoka

Nenhum comentário:

Postar um comentário