quarta-feira, 25 de maio de 2011

COP 15: Quando os interesses políticos subvertem as demandas ambientais

A sociedade civil desempenha um grande papel para pressionar por ações dos Estados quanto à solução das
consequências das mudanças climáticas. Embora saibamos que a participação da sociedad civil em assuntos como a mudança climática ainda seja muito baixa, é importante que ela exista, uma vez que acaba Neste vídeo, pela fala do anterior ministro da cultura Gilberto Gil é clara a posição do Brasil contra tratados que não sejam justos para todas as partes. No entanto, a cooperação entre o Brasil e o continente africano e demais países ainda se mostra falha em muitos aspectos, embora seus posicionamentos muitas vezes convirjam no discurso. O grande problema é que o Brasil, como todos os demais países participantes, muitas vezes tem seu interesse na área ambiental submetido ao inte Apesar do intuito da conferência de copenhagem, as resoluções não atendem às necessidades da África. O auxílio de 10 bilhões de dólares e o acordo de redução de 2ºC são exemplos da falta de flexibilidade de países do centro frente aos acordos de cooperação. É neste contexto que se faz útil e apropriadissímo o discurso de nossa ex-ministra do Meio Ambiente quando diz que “Talvez o que tenhamos que aprender a fazer seja algo que tenho chamado de ‘aeróbica da musculatura do acerto’, fortalecendo-a como a melhor forma de combater a ‘musculatura do erro’. Oferecendo para este último o melhor dos ensinamentos do amor, que é o ato de oferecer a outra face. Para a face da prepotência, a humildade de aceitar-se também como falho. Para a face do descaso, o  ompromisso que cria e gera alianças. Para a face da vaidade, da voracidade pelo poder e para a autoria das coisas, o compartilhar autorias, realizações, reconhecimentos”.¹




Referências

¹DISCURSO de posse não-lido de Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:nhzTMlMeX74J:www.agirazul.com.br/123/n/00000009.htm+aer%C3%B3bica+da+musculatura+do+acerto+marina+silva&cd=8&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br> Acesso em: 9 maio 2011.


África quer acordo Justo / FAB DEAL. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=vc2MNqs87dM> Acesso em: 9 maio 2011.

Subtema do Grupo: Relações Brasil-África no contexto das mudanças climáticas.
Integrantes: Kaique Carvalho/Virginia Góes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário