quinta-feira, 28 de abril de 2011

Parceria entre BNDES e Ministério da Pesca e Aquicultura promete ampliar a participação brasileira no setor

         Entitulada “A influência do cenário internacional na Indústria de frutos do mar brasileira”, nossa pesquisa  tem por objetivo maior compreender os impactos de acontecimentos globais no âmbito nacional. Através de dados retirados do site oficial do  Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior  (MDIC), traçaremos um paralelo com os acontecimentos globais, tais como crises financeiras, desastres ambientais e barreiras alfandegárias criando assim hipóteses e constatações sobre a influência que esses aspectos tem na balança comercial. Tratando, especificamente, da indústria de frutos do mar brasileira – importações e exportações – num período que vai de 2008 a 2011.
            Esta postagem introdutória aborda a crescente importância do setor pesqueiro e aquícola no Brasil. Para embasar o comentário, tomamos como base a recente parceria feita entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), que visa realizar um investimento nesse setor, tornando assim a participação brasileira - tanto no mercado mundial quanto doméstico - mais significativa.
            Essa aliança promete trazer grandes resultados não somente no campo econômico, mas no social, dado que diferente de outras áreas - como a produção de carnes bovina, suína ou de frango -, esta foi pouco explorada até o presente momento. Ainda assim, a possibilidade de exploração num país da proporção do Brasil, com boas condições climáticas e disponibilidade de águas tanto litorâneas quanto internas, é extremamente favorável.


Referências
                     
IDELI Salvatti e Luciano Coutinho selam parceria entre BNDES e Ministério da Pesca e Aquicultura. Disponível em:  <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Sala_de_Imprensa/Noticias/2011/Institucional/20110317_Pesca.html>. Acesso em: 13. abr. 2011.


Subtema do grupo: “A ifluência do cenário internacional na Indústria de frutos do mar brasileira”.
Integrantes: Anaísa Santiago Garcia / Débora Regina Sertori / Sayonara Reis Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário