quinta-feira, 28 de abril de 2011

A assistência Humanitária e os Tsunamis

Há 26 dias ocorreu o maior terremoto na história do Japão, seguido de tsunami que atingiu a costa oeste do país. Segundo a reportagem “Solidariedade dispara no Japão após tragédia climática” houve uma estimativa de mais de 12 mil mortos e 15 mil desaparecidos, além de 170 mil desabrigados, de acordo com artigo publicado pelo Escritório das Nações Unidas para coordenação de assuntos humanitários (Ocha).           Diante de tamanho impacto (refletido inclusive sobre o ambiente internacional), o grupo entendeu que por não ser um fenômeno isolado – já que tragédia semelhante também ocorreu em outros locais, como no sudeste Asiático (2004), Indonésia (2006 e 2010), Ilhas Salomão (2007), Samoa (2009) e Chile (2010) – há necessidade de saber se a ajuda humanitária tem progredido. De acordo com a reportagem anteriormente mencionada e com outras fontes de informação percebe-se um envolvimento maior tanto dos Estados, Organizações Não Governamentais (ONGs), organizações humanitárias, iniciativas empresariais, quanto de manifestações culturais e esportivas visando arrecadação para o suporte das vítimas.
A partir dessas informações, o grupo procura analisar a trajetória da evolução humanitária desde o tsunami na Indonésia em 2006 até os dias atuais.
Famílias tentam se restabelecer no Japão após terremoto e tsunami.
(Imagem retirada do link: http://lixado.com/wp-content/uploads/2011/03/terremoto-tsunami-japao-14.jpg)
Destruição do tsunami na Indonésia em 2006.
Tema do grupo:“A evolução da assistência humanitária nos desastres ambientais que envolvem o Oceano Pacífico” 
Integrantes: Daniele Bulmini Pires de Godoy/Karina Moysés /Vinicius Wingler Borba Santiago/Vitor Rocha de Araújo


Comentário baseado na notícia: AGÊNCIA EFE. Solidariedade dispara no Japão após tragédia climática. Portal Terra, 04 abril 2011.  Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/terremotonojapao/noticias/0,,OI5045493-EI17716,00-Solidariedade+dispara+no+Japao+apos+tragedia+climatica.html> Acessado em: 05 abr. 2011.

Nota: Devido ao impedimento legal descrito no final da reportagem pela Agência EFE, o artigo mencionado não foi reproduzido em nosso comentário. Qualquer interesse, favor consultar o original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário