quinta-feira, 28 de abril de 2011

São Paulo e suas diversas faces

Como é facilmente observável, o estado de São Paulo é composto por diferentes culturas e etnias. Isso se deu graças à vinda de pessoas de diversos lugares do planeta desde o início da colonização do nosso país. Cada época contou com a vinda de imigrantes de países específicos, sendo que em algumas a necessidade de mão de obra era tão grande, que deu-se um jeito de atrair pessoas de muitos lugares ao mesmo tempo. 
Para ilustrar este caso podemos citar a primeira metade do século XX e o café. Neste período, diversos imigrantes, como japoneses e italianos foram atraídos para o Brasil com a promessa de uma vida melhor. Para tanto, enfrentaram grandes viagens marítimas, em condições precárias, para chegar ao porto de Santos e outros tantos espalhados pelo nosso país.
O objetivo da nossa pesquisa é mostrar como estes imigrantes e o mar contribuíram para a formação do Estado de São Paulo, em seus aspectos positivos e negativos e também analisar quais foram os principais pontos de benefícios e desvantagens na utilização do mar para trocas comerciais entre os países envolvidos.
 Fica, então, como prévia um vídeo que o grupo achou interessante para o início da pesquisa:



HISTÓRIA do Brasil Café & Imigrantes. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=AIHMVufwYWE&feature=player_embedded>. Acesso em: 28 abr. 2011.


Subtema do grupo A: Formação do estado de São Paulo através do mar.
Grupo: Fernanda C. Pozzi/Luisa F. Martins/Priscila Bonnes

Nenhum comentário:

Postar um comentário