quarta-feira, 6 de abril de 2011

A influência da mídia brasileira em Angola

    O tema escolhido pelo nosso grupo tem por finalidade analisar como se dá a influência brasileira através da mídia no outro lado do Oceano Atlântico, com foco nos países africanos lusófonos (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde), mostrando como o Brasil se faz presente no cotidiano destes países, apesar de separados (e, por que não, conectados) por uma imensidão de água. Há uma identificação cultural, musical e linguística entre estes países e o Brasil, fruto de séculos de integração pelo Atlântico Sul. Outro foco que também será abordado será a representação do imigrante brasileiro na mídia portuguesa. 
 
    Segue o vídeo do Youtube "Central da Periferia: Luanda - Angola, com Regina Casé" no qual é mostrada a influência brasileira do outro lado do Atlântico, especialmente em Angola. Essa influência é percebida desde o comércio, vestuário, mídia até expressões populares. A apresentadora explora esses aspectos e mostra o quão influente o Brasil é, em especial nos PALOPs (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).



CENTRAL da Periferia: Luanda e Angola. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=KdXHZyC1zLI&feature=related>. Acesso em: 30 mar. 2011.

Tema: O mar e os fluxos: migrações e questões culturais com enfoque nas comunidades de língua portuguesa.

Subtema: Relações midiáticas na lusofonia: representações e sua relação com os fluxos migratórios atlânticos atuais.
 
Integrantes: Cássio Lunas Akahoshi / Lucas Monteiro Caldeira / Murilo Martins Salomé / Paulo Henrique dos Santos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário