quinta-feira, 28 de abril de 2011

O valor histórico e cultural da figura do pirata

Os piratas navegavam percorrendo as rotas comerciais, instigados pela presença dos navios mercantes. O grande fluxo desses navios chamava a atenção dos piratas, que os assaltavam e se apoderavam dos bens de grande valor, além de sequestrarem pessoas a fim de receber pagamentos vultosos.
Os piratas eram pessoas de diferentes grupos sociais, mas eram, primordialmente, homens que buscavam: 1.) o ganho rápido e fácil de grandes riquezas 2.) a vida pautada na aventura diária.  Os piratas geralmente não tinham relações fixas em terra, como residência ou família. Eram escravos ou presos fugitivos, que “não tinham nada a perder”.
Entre eles, organizavam-se como uma família, eram democráticos e respeitavam a imagem central do capitão. Obedeciam ainda um código de conduta pirata, que continha algumas regras como: todos as armas de guerra devem permanecer limpas e prontas para a batalha; mulheres e crianças não são aceitas abordo; e, a mais famosa delas, “o homem que fica para trás é deixado para trás.”
Estas características fizeram com que se fosse construída uma imagem negativa do pirata, que seria uma figura maldosa, suja, oportunista e com vários vícios. Diversas foram as produções de audiovisual referentes à pirataria: O capitão Jack Sparrow (da sequencia de filmes “Piratas do Caribe” da Disney); o capitão Gancho (do conto “Peter Pan”, criado por J. M. Barrie)’; os piratas de Sigh, combatidos pelo personagem O Fantasma (criado por Lee Falk, filme produzido pela Paramount Pictures); os piratas terrestres retratados no filme “Vale das Flores” (da CasablancaFilmes).
            A seguir, a música “Yo Ho – A Pirate’s life for me”, tocada nos filmes da trilogia “Piratas do Caribe” e nas atrações dos parques de diversão Disney:



            Trecho da letra: We burn up the city we're really a fright [...] We're devils and black sheep - really bad eggs […] Aye, but we're loved by our mommies and dads […].”



Referências

BRUNS, George. Yo Ho-A Pirate’s life for me.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=sy-CW0X9V7o>. Acesso em: 27 abr. 2011.


Subtema: “Pirataria marítima e combate ao terrorismo”:
Integrantes: Amanda Noronha/Laura M. Donadelli/Vitor Horita
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário