quinta-feira, 28 de abril de 2011

Pré- Sal

         Nessa primeira postagem, faremos uma introdução a respeito do pré-sal, como se dá exploração do petróleo contido nessa camada e os principais desafios encontrados neste tema. Os primeiros indícios foram descobertos na Bacia de Santos em 2005 e apontavam para o início de um promissor horizonte exploratório. Dada a enorme importância do petróleo, que ainda hoje constitui a principal fonte energética mundial, as perspectivas do Brasil de usufruir da sua condição de país emergente para se tornar uma nação mais desenvolvida são muito grandes, contanto que haja um bom planejamento e que os recursos obtidos sejam investidos em melhoria da infraestrutura, geração de empregos e desenvolvimento de setores da sociedade que necessitam de auxílios com maior urgência . Estima-se que o Brasil passaria a estar entre os dez maiores exportadores e haveria um enorme aumento da produção de barris de petróleo pela Petrobrás, além disso analistas sugerem uma riqueza de 9 trilhões de dólares. Essas estimativas, que vão de 50 bilhões a 150 milhões de barris a explorar, só mostram o quão grandes são os desafios envolvidos. Podem-se citar a questão do marco regulatório, a necessidade de desenvolvimento tecnológico e trabalho qualificado e as divergências acerca de como os lucros obtidos pela exploração deverão ser distribuídos entre os estados brasileiros.


Subtema do grupo: “Pré-sal: uma análise multidimensional”

Integrantes: Daniel Spitaletti Navarro/Guilherme Gutierrez Figueiredo/ Matheus Piloni Pulicci 

Referência

CRESPO, Sílvio. Óleo no golfo ameaça pré-sal. 21 jul 2011. Disponível em: <http://outrapolitica.wordpress.com/2010/07/21/oleo-no-golfo-ameaca-pre-sal/>. Acesso em: 28 abr. 2011.

SANTA Catarina terá primeiro poço na camada pré-sal ainda neste ano. 27 mar 2010. Disponível em:  <http://www.jornalvisaopenha.com.br/jornalvisao/index.php?option=com_content&view=article&id=1213:santa-catarina-tera-primeiro-poco-na-camada-pre-sal-ainda-neste-ano>. Acesso em: 28 abr. 2011.





Nenhum comentário:

Postar um comentário