quinta-feira, 28 de abril de 2011

Canal do Panamá: Breve Introdução

Dentro do tema geral determinado para a matéria desse semestre, “O mar e suas interfaces nas relações internacionais”, nós optamos por trabalhar a importância do Canal do Panamá dentro da América Central. Nesse sentido, preferimos tratar deste na região enquanto realidade histórica do nosso continente.
Nosso estudo estará sempre centrado na busca pela constatação efetiva do significado dessa passagem para a configuração o desenvolvimento da região em que se encontra, além de demonstrar a importância de sua manutenção e aprimoramento.
Para tanto lançamos mão da história e dos motivos para a construção do canal, além de analisar como esse processo ocorreu. Por fim, gostaríamos de determinar as conseqüências, os conflitos e as heranças acarretadas por esse novo componente na região. Se possível abordando pontos que o envolvem e que ainda são causa de controvérsias.
A titulo de introdução no assunto gostaríamos de adicionar um brevíssimo histórico do inicio das construções do Canal do Panamá.
O desejo de construir um canal que ligasse os dois oceanos, Pacífico e Atlântico, pode ser datado desde o século XVI, quando foi constatado pela primeira vez que o era apenas uma pequena faixa de terra que os separava. Desde então houve pequenos projetos que buscavam essa conexão direta entre as duas massas de água, mas na época se acreditava impossível realizar qualquer projeto de grande magnitude que definitivamente determinasse uma ligação utilizável para maiores propósitos.
O interesse dos Estados Unidos da América na efetivação dessa ligação demorou, só surgindo propriamente, mas ainda de maneira relativamente sutil, em meados do século XIX. Por volta da mesma época a França também começou a se interessar por essa região e instituiu um comitê que se encarregou de estabelecer cooperações internacionais para estudar a viabilidade de um projeto de passagem entre os dois oceanos por aquela localidade.
Uma série de problemas de todas as ordens perpassou a etapa francesa de instalação do Canal, deixando o país com as opções de abdicar da obra ou vende-la. A França acabou optando pela alternativa então mais obvia e vendeu seus projetos para os EUA, país que já deixava claras suas intenções na América Central.
A seguir, um pequeno vídeo que relata brevemente o período de construção do Canal do Panamá e das facilidades obtidas através dele:

Vídeo: Panama Canal

Referências

SOME Early Plans. Disponível em: <http://www.pancanal.com/eng/history/history/index.html>. Acesso em: 11 abr. 2011.

THE FRENCH Canal Construction. Disponível em: <http://www.pancanal.com/eng/history/history/index.html>. Acesso em: 11 abr. 2011.

AMERICAN Canal Construction. Disponível em: <http://www.pancanal.com/eng/history/history/index.html>. Acesso em: 11 abr. 2011.

PANAMA Canal. Disponível em: <http://www.britannica.com/EBchecked/topic/440784/Panama-Canal>. Acesso em: 13 abr. 2011.


Integrantes: Barbara Ellynes Zucchi Nobre Silva, Bruna de Fátima Britto Ferreira, Júlia Silva Salgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário